A Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará Passeio Ecológico com Embarcações no dia 3 de junho. Esta ação visa recolher o lixo acumulado às margens do Rio Paranaíba. Serão recolhidas garrafas PET, copos descartáveis, garrafas de vidro, latas e outros tipos de resíduos descartados de forma irresponsável por turistas e moradores.

As equipes percorrerão uma grande extensão do Rio Paranaíba recolhendo o máximo possível de resíduos sólidos descartados de forma irregular. Após recolhido, todo o lixo será eliminado de forma correta. Para proteger o ambiente da melhor forma, as pessoas devem tomar medidas para o tratamento dos resíduos, de acordo com a seguinte hierarquia que se aplica por ordem de prioridades: prevenção; preparação para a reutilização; reciclagem; outros tipos de valorização, por exemplo, energética; e eliminação.

“O trabalho de conscientização é contínuo e tem como finalidade preparar e educar o cidadão, principalmente as crianças, pois o mundo em que vivemos será deles no futuro”. Frisou Marco Paulo, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. “É importante salientar que esta ação conta com o apoio das Secretarias de Educação e Esporte, além do 2º Batalhão Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Militar Ambiental, Instituto Estadual de Florestas e Câmara de Vereadores” Finalizou.

Haverá premiação para quem recolher mais lixo: O primeiro lugar receberá R$ 500,00, segundo lugar receberá R$ 300,00, e terceiro lugar R$ 150,00. Os interessados em participar, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente no período das 08hs às 11hs no endereço: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua 4, n.º 90, Centro, Contato: (34) 3514-5144, e-mail: agricultura@cachoeiradourada.mg.gov.br.

Programação:

• Dia 1º/06, quinta-feira: Palestra com a Polícia Ambiental, IEF e Corpo de Bombeiros para o 8º e 9º ano na Câmara Municipal de Vereadores;
  • Dia 02/06, sexta-feira: Plantio de Árvores no Bairro Vila Dourada com os alunos do ensino infantil da rede pública de educação;
  • Dia 03/06, sábado: Passeio Ecológico com Embarcações;
  • Dia 04/06, domingo: Atividade com Bombeiros Mirins;
  • Dia 05/06, segunda: Caminhada com os alunos do ensino médio e confecção de sabão com produtos recicláveis;
  • Dia 10/06, sábado: Torneio de Pipa Sustentável (Quadra de Peteca – Praia do Lago);
  • Dia 11/06, domingo: Passeio Ciclístico. Capinópolis a Cachoeira Dourada – MG.