O evento aconteceu no último dia 25 de maio no Município de Uberaba-MG. Participaram os conselheiros do patrimônio cultural, técnico do setor e agentes culturais de Cachoeira Dourada-MG.

As Rodadas foram conduzidas por Fernando Pimenta Marques, Diretor de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, esclareceu dúvidas sobre a preservação, salvaguarda, gestão do patrimônio cultural mineiro e Deliberação Normativa. A rodada é extremamente esclarecedora, deixando claro e evidente para os municípios que não é necessário contratar uma consultoria especializada, é fundamental reforçar isso para que o recurso do ICMS seja aplicado na proteção e salvaguarda do patrimônio.

A novidade deste ano foi que além do ICMS cultural, outros temas foram abordados durante o encontro, como por exemplo, o projeto “Violas: O Fazer e o Tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado e a proteção de núcleos históricos. Nesses encontros, os participantes terão oportunidades de tirar dúvidas sobre políticas de preservação dos bens considerados patrimônio cultural pelos mineiros. Fazer parte desse evento foi de grande importância para o município e para os representantes de Cachoeira Dourada, destacando ainda que as ações relacionadas à preservação do patrimônio local estão sendo intensificadas pela atual gestão municipal.