Durante todo o mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira Dourada realizará uma campanha contra as doenças inflamatórias intestinais. O “Maio Roxo” é mais uma das ações promovidas pelo PSF Álvaro Ozório Rodrigues com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção de doenças as Doenças Inflamatórias intestinais as DII, doença de Crohn e Retocolite.

A DII é uma inflamação verdadeira do intestino, que pode resultar em febre, aumento dos glóbulos brancos, além de diarreia, dor abdominal e muitos outros sintomas. As anormalidades na DII podem ser vistas em exames radiológicos contrastados ou à colonoscopia. Suas diferentes formas são:

  • Colite ulcerativa: O intestino grosso (o cólon) pode estar inflamado, envolvendo a camada mais interna do seu revestimento.
  • Doença de Crohn: O intestino grosso (o cólon) tem uma inflamação mais profunda e estendida, envolvendo toda a espessura da parede do intestino, podendo levar a comunicações anormais entre o intestino e outros locais e estreitamentos resultantes da inflamação ativa ou da cicatrização de uma inflamação prévia. Além disto, pode envolver qualquer ponto do trato gastrointestinal, desde a boca até o reto. Mais comumente afeta os
    intestinos grosso e/ou delgado – e neste mais frequentemente sua porção
    final, o íleo.

A educadora em saúde Patrícia Gonçalves Santana e a Enfermeira Padrão do PSF Álvaro Ozório Rodrigues, Bruna Medeiros fizeram uma capacitação com o apoio da AMDII (Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias intestinais) de Belo Horizonte. A AMDII ofereceu todo o material ilustrativo além de 50 camisetas com o tema da campanha. Também contribuíram com a capacitação as maiores autoridades médicas da atualidade no assunto, a presidente da AMII, a sra. Patrícia Mendes (também portadora da doença) além de cirurgiões e pacientes.