O Município de Cachoeira Dourada – MG, através da Secretaria Municipal de Educação promove neste dia 29 de maio uma capacitação com os professores da educação infantil do ensino fundamental e contou com a participação do ensino Médio e Centro de Cultura.

A capacitação era um desejo dos professores que solicitaram à Secretaria de Educação no início da gestão uma capacitação com o seguinte tema: Diálogo docente: Em Debate os Desafios da Educação Inclusiva, o qual está sendo ministrado pela professora Alexandra Aparecida Franco, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

A capacitação com este tema tem como objetivo central: “oportunizar aos participantes reflexões sobre a profissão docente no contexto educacional atual a partir de discussões acerca dos desafios enfrentados, especificamente àqueles relacionados à educação inclusiva”, a qual garante por Lei a inclusão de todos alunos com deficiência a serem matriculados na escola regular.

Outro tema que foi objeto de discussão foi a matéria abordado pela professora  Maria Betânia Bernardes de Andrade Barcelos da cidade de Ituiutaba-MG com formação em pedagogia com especialização em alfabetização e educação infantil; mídias na educação (educação infantil e anos iniciais); professora de Educação Infantil durante 10 anos, e analista educacional na SRE de Ituiutaba há 16 anos. A professora acredita na educação de qualidade, no aprender brincando e na afetividade estabelecida com o outro. O tema foi direcionado aos professores da educação infantil, monitores e demais profissionais que trabalham diretamente com essas crianças na Educação Infantil. Também foi feita uma abordagem quanto a fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo. Nesta fase as crianças precisam de oportunidades e estímulos de forma lúdica e prazerosa para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões. Sendo assim, para desempenhar a contento a mediação de aprendizagens na construção de significados, o educador precisa conhecer como as crianças pensam e se apropriarem dos conhecimentos para saber intervir no sentido de que elas possam avançar.

Na próxima sexta feira os professores da educação infantil participarão da oficina com a professora Alexandra. “A presença e participação dos professores diretores e supervisores neste dia marca o início de uma nova etapa da educação no município, que busca incessantemente oferecer uma educação marcada pela excelência” Disse Maria Aparecida de Souza Araújo, Secretária Municipal de Educação.